São Paulo, SP, Brasil
+55 11 98292-1591
alex@rasquinho.com.br

A Minha Mãe …

Antes de mais nada, quero deixar aqui registrado minha gratidão e homenagem a minha mãe que foi uma visionária para sua época.

Em meados de 1989 ela me perguntou o que gostaria de fazer quanto aos estudos e como a maioria dos adolescentes, não tinha a menor idéia. Foi então que ela me perguntou se não queria fazer um curso de “datilografia” , pois as empresas na época davam preferência as pessoas que tinham tal habilidade, e apesar de não ter condições financeiras e estudo, fez um aperto aqui, outro ali e pagou o curso de “datilografia” para mim.

Iniciei minha vida profissional cedo, aos treze anos, e naturalmente, ainda não tinha encontrado um emprego que me trouxesse um crescimento profissional

Mas como minha mãe sempre quis que eu tivesse o que ela não teve, no ano seguinte ela me deu um presente, e não foi nenhum Atari, Caloi ou War. Ela me chamou e disse: “Filho uma amiga me indicou uma escola de “computação” em Diadema, eu fui lá e negociei o pagamento e você pode começar o curso no próximo sábado, pois ele só me cedeu estas condições para este dia.” Então na minha inocência exclamei: “Computação? Este negócio deve ser muito chato! ” Ela replicou: “É . Pode até ser, mais um dia lhe será útil para arrumar um emprego.”

Então lá fui eu, todo sábado para o curso que durava quase que o dia todo e nem sempre tinha o dinheiro para a condução, andava de casa até lá, eram em torno de 9 km para ir e os mesmos 9 km para voltar e guardava as moedas de cruzeiro para comprar um sonho na padaria e uma Gini. Mas fui todos os dias ao curso, e o que no primeiro dia parecia uma chatice, me despertou para um mundo totalmente novo, e logo estava devorando tudo o que era ministrado, e quando se encerrava um módulo eu já queria começar outro.

Na época os PCs eram XTs e de longe eu tinha condições de ter um, o máximo que pude foi ficar com os discos de 5 1/4″ com os trabalhos do curso.

Agradeço muito a você minha mãe que apostou em mim, eu jamais a desapontarei, pois graças a seus esforços sou a pessoa que sou hoje, ainda não alcancei meus objetivos plenamente, mas estou muito próximo disso.

Enfim, meu primeiro contato com “computação” foi o curso de MS-DOS. Dele uso muito até hoje. Quem não precisa usar um prompt de comando para fazer algo que em ambiente gráfico não é possível? E quem não se orgulha por saber isto, que em vista de outros é arcaico mas que em algumas situações é o diferencial? Para entender o funcionamento de um computador o sistema operacional em modo texto é o principio de tudo, foi assim no passado é assim no Linux e retornou na versão mais moderna do sistema operacional servidor da Microsoft.

Os cursos seguintes foram: Wordstar, Lotus123 e DBase III Plus. Todos eles são bases para tudo que vemos hoje em editores de texto, planilhas eletrônicas e banco de dados e desenvolvimento de sistemas.

Só quem viveu os anos 80 e 90 entende o que acontece nos dias de hoje e só para quem viveu um pouquinho a informática nesta época consegue pegar o cd ou pendrive de um sistema operacional recém lançado e por para funcionar. O conhecimento é um bem muito valioso, mais do que alguns pensam que é.